Sete dicas de decoração para o Natal 2021

Enfeites feitos à mão estão relacionados ao sentimento e à dedicação, como um embrulho de presente
Crédito: Envato/ Divulgação

Aposta de artigos natalinos está nas memórias afetivas e familiar, objetos feitos à mão e árvores em LED

Após o ano de 2020, em que muitas famílias não puderam se encontrar por conta da pandemia da covid-19, o Natal em 2021 promete ser um pouco diferente. Com isso, tudo indica que, no mês de dezembro, as casas vão ganhar luzes, cores e enfeites natalinos. A boa notícia é que, a cada ano, uma tendência de objetos e cores aparecem para orientar aqueles que não abrem mão de uma casa enfeitada. Além disso, para a ceia de Natal, as famílias, em geral, não medem esforços para uma mesa de encher os olhos. O ideal é escolher o que cabe no bolso e trazem significado à família e à data.

Quem ainda não tem ou não comprou seus enfeites, pode se inspirar nas sete dicas que Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii, preparou. “Após um período tão difícil de distanciamento, muitas famílias vão, enfim, celebrar juntas, receber amigos para comemorar e, também, refletir sobre a importância dessa união, de estar presente, de levar para a mesa farta o verdadeiro sentido da data. Seguindo essa linha, acredito que a decoração afetiva é uma aposta certeira para esse Natal. Seja o que for escolhido, o importante é imprimir personalidade e criatividade dos anfitriões e impressionar os convidados com delicadeza e dedicação”, diz.

Memórias afetivas

Pensando que esse será o Natal do reencontro, a ideia é usar uma “linguagem mais familiar” na decoração, com objetos cheios de memórias e significados, como homenagens e heranças de família, além de peças de confecção artesanal. Esses itens tornarão o ambiente mais pessoal e mais caloroso. “Uma árvore natural, mesmo que não seja um pinheiro clássico, mas uma espécie que faça parte da decoração da casa ou do jardim, pode se tornar a árvore de Natal decorada com luzes, enfeites tradicionais ou objetos que façam parte das tradições da família.” Também vale adaptar objetos de decoração já existentes, como bandejas, vasos, potes decorados com os tradicionais enfeites natalinos, que acompanham essa linguagem tão pessoal.

Ainda na linha afetiva, uma ideia é criar um mural ou cantinho com fotografias da família em Natais de outros anos, com lembranças e homenagens também às pessoas que já se foram. “Tudo isso tem muito mais valor agregado, pode ficar muito bonito, agradável e pessoal.” Já para as casas com crianças, uma ideia é trazer os brinquedos preferidos, os bichinhos de pelúcia com uma roupinha natalina, um gorrinho ou laço em cores temáticas, “Isso aproxima os pequenos e valoriza sua contribuição para a decoração do lar.” Outra dica de quem não pode ou não quer gastar, até mesmo seguindo a tendência de consumo consciente, é reciclar enfeites antigos, misturando-os com peças existentes com algumas novidades, tudo para fazer um clima bem aconchegante e festivo.

Cores

Com relação às cores, segundo a arquiteta, os clássicos verde e vermelho continuam em cena, mas haverá uma presença bem forte e marcante do dourado, que representa abundância, luz, prosperidade e tudo o que desejamos para os próximos anos. “Os tons naturais também estão em alta, seguindo essa linha de decoração mais sustentável e artesanal. Lembrando que as cores neutras e terrosas estão presentes em materiais usados em adornos artesanais, como madeira, palha, tecidos como linho, algodão, juta, barbantes. Todos esses itens são muito úteis na decoração natalina.”

O colorido, por sua vez, fica ao encargo das flores frescas ou secas e frutas também frescas ou desidratadas. “A variedade de frutas no país é enorme, mas para um resultado mais homogêneo, os tons quentes, em variações de vermelhos, laranja, roxo, compõem lindamente uma mesa apetitosa e elegante.” Seguindo essas orientações, Cristina ainda sugere que se eleja uma paleta de cores a serem replicadas nos variados enfeites dispostos pela casa. “Essa dica pode ser usada até mesmo nos pacotes e embrulhos dos presentes, reais ou cenográficos, aos pés da árvore de Natal. Essas são formas de trazer personalização e deixar o ambiente mais harmônico e sofisticado”, completa.

Novidades

As árvores em LED não são, exatamente, uma novidade deste ano, mas estão muito em alta para o Natal 2021. “Modernas e minimalistas, elas promovem um toque sutil e trazem as luzes natalinas como um elemento vibrante. O interessante é que elas também se adaptam à decoração e podem ser usadas o ano todo, como item de decoração da casa”, detalha Cristina. Além da questão estética, as árvores em LED são práticas de montar, pois, em geral, não precisam de cordão de lâmpadas, já que as luzes são embutidas e, ainda, não precisam de tantos enfeites, pois, por si só, chamam atenção.

Feito à mão

Sem a pretensão de algo sofisticado ou oneroso, os enfeites feitos à mão estão mais relacionados ao sentimento e à dedicação. Pode ser um embrulho de presente feito de papel kraft com aplicações ou pintura artesanal, colagens de galhos secos ou, até mesmo, um cartão escrito à mão. Para a noite de Natal, a dica é decorar as mesas com flores e folhas colhidas no próprio jardim, biscoitos ou cupcakes feitos em casa, assados no dia e decorados por todos da família. “Esse tipo de decoração, ainda mais quando usamos elementos naturais, como galhos secos, pinhas, palha trançada, ramos de trigo, velas aromáticas, além dos que serão consumidos até o dia da ceia, como biscoitos, chocolates e frutas, podem ser descartados após as festas, sem danos ao meio ambiente e renovados no ano seguinte.”

Mesa

É interessante também decorar a mesa da ceia ou almoço com personalidade. Para isso, não é necessário grande investimento. “Pode ser uma mesa posta com louças bonitas, decorada com flores, frutas, enfeites natalinos, velas e luzinhas. Toques de originalidade, como um suporte de talheres feito com ramos de ervas, mini cartões com mensagens de boas festas, fitas ou guardanapos de tecido dobrados com elegância, tornam a ceia mais especial", diz.

Indispensável

Apesar de variar a cada família, pode-se dizer que a árvore de Natal é um dos símbolos que mais marcam esse período. Tanto é que está presente em casas, comércio, praças. Grandiosa ou minimalista, acaba sendo o principal símbolo e indispensável ao Natal. “A árvore anuncia a chegada das festas de fim de ano, reúne as pessoas no ritual de montagem e decoração, e encanta crianças e adultos com suas luzes e cores”, pontua Cristina.

Cheiros e aromas

Grande parte das famílias têm aquela receita clássica ou aquele perfume característico que transporta todos para momentos festivos, então, por que não trazer esse perfume para a decoração durante o período de fim de ano? Entram nessa lista, a canela ou a baunilha dos biscoitos assados na véspera de Natal que a avó sempre fez, o cheiro de pinheiro fresco ou as flores que enfeitam a ceia e fazem parte da decoração tradicional. Outros aromas refrescantes, como ervas frescas da horta, também podem ser usados, como alecrim, louro e limão. “Essas ervas são aromatizadores de ambiente. Velas e sachês também são opções para ambientar o lar com clima de festa.”

 

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de dez anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 500 mil metros quadrados de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.


 

Postagem Anterior Próxima Postagem