Projeto Música nas Escolas encerra temporada com apresentação presencial em BH

O Projeto Música nas Escolas, que está em sua 15ª edição e precisou se reinventar para manter as atividades durante a pandemia, encerrou a temporada de 2021 com uma apresentação especial. Na última terça-feira (30), o maestro Tiago Cox conduziu 25 músicos da Orquestra Vallourec e da Orquestra da Escola Estadual Padre João Botelho, que encantaram os presentes no evento de comemoração aos 20 anos do campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no Barreiro, em Belo Horizonte.

Os integrantes das orquestras subiram ao palco do auditório da PUC Minas – Barreiro a convite dos gestores da instituição de ensino. Um dos coordenadores do Projeto Música nas Escolas, José Roberto Lages, destaca a satisfação em realizar a apresentação em um momento tão importante. "Ficamos lisonjeados pelo pedido para estamos presentes em um marco histórico para a PUC. Foi também uma grande oportunidade para os nossos alunos, que durante esse período de pandemia, ficaram restritos às aulas on-line. Além disso, os concertos que eram comuns em edições anteriores não puderam ser realizados ", relata Lages;

O outro coordenador do Projeto Música nas Escolas, José Roberto Alvarenga, adiciona que o repertório que foi pelos músicos da Orquestra Vallourec e da Orquestra da Escola Estadual Padre João Botelho, foi pensado para agradar até quem não tem o costume de frequentar concertos. "Estamos terminando o ano e encerrando a nossa temporada. Porém, em virtude da pandemia, essa foi a segunda apresentação presencial da edição, que serviu para que nossos alunos matassem a saudade do palco. O setlist foi para lá de especial, com canções muito conhecidas e marcantes no cinema, como, My Heart Will Go On, Libertango, Beauty and the Beast, Over The Rainbow, Greensleaves, Concerning Hobbits e La Valse d'Amelie, que são mundialmente famosas", conclui.

Sucesso

Incentivar e investir na formação musical de crianças e adolescentes das escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse é o principal objetivo do Projeto Música nas Escolas, que encerra a 15ª edição com muitos motivos para comemorar. Com a primeira turma iniciada em 2005, a iniciativa só teve uma breve pausa, no início da pandemia, para a adaptação ao formato on-line, executado no decorrer de 2020, continuando firme no trabalho durante ano de 2021, com a marca de mais de 1000 alunos atendidos, o que mudou a história de vida de muitos deles. 

A geração de emprego e renda são as maiores contribuições do Projeto Música nas Escolas para a sociedade. "O nosso trabalho vai além do ensinar a tocar algum instrumento. Com uma base teórica bem construída e uma equipe formada por profissionais que são atuantes na área cultural, mostramos aos nossos alunos que a área musical oferece múltiplas oportunidades que podem ser aproveitadas por eles, como o segmento de casamentos, formaturas e orquestras", salienta José Roberto Lages, que ainda menciona o fato de diversos participantes poderem ter uma formação orquestral, o que é uma espécie de estágio numa orquestra, o que proporciona experiência e favorece o currículo. 

Sobre o Projeto Música nas Escolas

Inspirado no maestro Heitor Villa Lobos, um dos primeiros a introduzir a música nas escolas, o Projeto teve início em 2005, numa iniciativa da Imago Mundi Cultural. O Música nas Escolas incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por meio de concertos didáticos e cursos de formação musical, eles têm acesso à história de grandes compositores da música erudita e popular, têm aulas de teoria musical, história da música e apreciação musical.

O Projeto Música nas Escolas foi idealizado e é produzido pela Imago Mundi Cultural, que tem a frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages. A Orquestra Jovem Vallourec, a Orquestra Jovem da Escola Estadual Padre João Botelho e a Camerata fazem parte do projeto, que já realizou mais de 350 apresentações para cerca de 100 mil espectadores em eventos culturais, escolas, creches, hospitais, metrôs e praças da capital e do interior de Minas Gerais.

Ao ingressarem no projeto, os alunos participam de aulas diárias e gratuitas de instrumentos musicais à sua escolha, como: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal e doce, trompete, fagote, oboé e percussão. As aulas são ministradas por 15 professores, alguns deles integrantes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que os aproximam do universo da música erudita e popular.

Depois de anos estudando e respirando música, muitos jovens continuam no projeto aperfeiçoando-se e atuando como multiplicadores do conhecimento adquirido. A qualidade do planejamento pedagógico e da formação musical também favorece a atuação de vários integrantes das orquestras em grupos profissionais, fora do âmbito do projeto, propiciando a geração de emprego e renda para os jovens músicos, assim como o ingresso de vários deles em conceituadas universidades.

A 15ª edição do Projeto Música nas Escolas é patrocinada pela Vallourec através das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem