Primeiro Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe atraí centenas de turistas à cidade de Pequi


O 1º Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe foi um sucesso absoluto. Realizado nos dias 2 e 3 de outubro, o evento gastronômico movimentou a cidade de Pequi – Centro Oeste de Minas Gerais, com muitas atividades, network para os expositores e a presença de nomes de destaque da gastronomia mineira. Com promoção da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e os apoios da Prefeitura de Pequi, do Deputado Estadual Professor Irineu, do Circuito Turístico Trilha dos Bandeirantes, do Grupo de Gestores da Hotelaria Mineira, da Frente da Gastronomia Mineira e do Centro Universitário Una. O evento, que foi muito bem recebido na cidade com a presença de centenas de pequienses e visitantes, já se prepara para a segunda edição, em outubro de 2022.

Renomados representantes da gastronomia estiveram presentes. Os chefs Edson Puiati, Danilo Simões, Ricardo "Penninha", Ilmar Antônio, Ana Cristina, Juliana Duarte, Val Coimbra, Flávio Trombino e Guilherme Melo compartilharam conhecimentos, experiências e sabores com a criação de diversos pratos, inclusive à base de produtos locais. Na coquetelaria, Victor Quaranta, Leo Gomes e Lucas Tadeu demonstraram suas habilidades em criar drinks saborosos.

O organizador do festival e coordenador da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Marcos Valério Rocha, destaca que a aceitação do evento foi positivamente surpreendente. "Estamos muito contentes com a realização do Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe em Pequi. Primeiro, porque ele foi abraçado pela prefeitura municipal segundo, porque ele foi também abraçado pela população da cidade. Com isso, esperamos dar continuidade ao evento, desenvolvendo o destino e impulsionando o turismo na região com o viés gastronômico", comenta.

Já para André Melgaço, prefeito de Pequi, o 1º Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe foi uma forma clara de mostrar que é possível trazer ainda mais turistas para o município. "Nessa primeira edição do evento, tivemos a presença de centenas de pequienses e visitantes das cidades da região e de Belo Horizonte. Foi uma honra receber grandes nomes da gastronomia aqui em nossa cidade e confirmamos a realização do festival, em 2022", completa.

Programação de primeira

O evento contou com as aulas dos renomados chefs de Belo Horizonte, a curadoria do consultor e professor Wessery Zago e o auxílio de estudantes de gastronomia do Centro Universitário Una. No final de cada aula, os presentes puderam degustar as iguarias. Alguns dos pratos foram feitos com o uso do pequi como base, além de produtos locais.

O festival teve também uma mostra de produtos da região com vendas de bebidas, como cerveja artesanal, drinks, vinhos e cachaça, além de comidas típicas. Para animar o público ainda mais, o Mágico Marcelo, trouxe um show de primeira com o seu Magic Truck, que divertiu as crianças e adultos que estavam no evento.

A abertura do festival contou com a participação e palestra da superintendente de marketing turístico, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fernanda Fonseca, com o tema "Gastronomia uma Receita para o Desenvolvimento do Turismo". O evento também apresentou as palestras da consultora de alimentos, Rosemeire de Ávila, sobre "Noções Básicas de Segurança de Alimentos" e da governanta hoteleira, Ariadne Silva, sobre "Novos Protocolos de Limpeza e Higienização".

A organização do festival tomou todos cuidados com os protocolos de segurança necessários para a prevenção da Covid-19, com a aferição de temperatura, o uso de máscaras, o distanciamento social e o álcool em gel.

Pequi

Localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, a 120 km de Belo Horizonte. O município foi criado em 1841 após a extinção do distrito de Santo Antônio de São Joanico. Em 23 de fevereiro de 2017 a cidade passou a integrar o Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes. A cidade possui atrativos turísticos, como a Cachoeira do Mato Camping Club, que é formada pelas águas do Rio Vermelho; o Ponto Chic que está localizado no topo da Serra do Rio Peixe, e possui uma linda vista da cidade e municípios vizinhos; a Igreja Nossa Senhora do Rosário que é a primeira capela em estilo barroco, tombado pelo patrimônio histórico e a Igreja Matriz Santo Antônio, que é padroeiro do município, que tem uma praça e escultura em sua homenagem.

 


Livre de vírus. www.avast.com.
Postagem Anterior Próxima Postagem