Vitamina D: saiba mais sobre os benefícios desse nutriente


As vitaminas são nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo do corpo humano e para a manutenção da nossa saúde. A maioria delas é encontrada em alguns alimentos, e no caso da vitamina D, é produzida naturalmente no organismo por meio da exposição da pele à luz solar. 

A nutricionista Carla Cotta, convidada pela farmacêutica Prati-Donaduzzi, explica que a vitamina D é essencial para diversas reações metabólicas e orgânicas como a saúde óssea; manutenção das concentrações ideias de cálcio e fósforo no organismo; para a saúde dental, além de ter função hormonal, como regular a insulina.

Outro papel importante da Vitamina D no organismo é de regular as células do sistema imunológico. “As vitaminas têm um papel primordial para as funções biológicas, incluindo o funcionamento adequado do sistema imunológico e do organismo, integralmente”, afirma a nutricionista.

Vitamina D nos alimentos

Aproximadamente 80% da quantidade necessária de vitamina D para o bom funcionamento do organismo são provenientes da exposição à luz dos raios ultravioletas do sol, mas é possível encontrar uma quantidade mais baixa da vitamina em alguns alimentos. Saiba quais são eles: 

  • Gema de ovo;
  • Leite e seus derivados (queijo, manteiga, iogurte);
  • Cogumelos;
  • Peixes gordurosos, como atum, salmão e sardinha;
  • Fígado bovino.

Falta de Vitamina D no organismo

A baixa absorção de vitamina D pode levar a deficiência de cálcio, que acarreta enfraquecimento dos ossos, o que pode resultar em osteoporose, além de alterações hormonais e raquitismo. “Cabe salientar também que a deficiência de Vitamina D está correlacionada ao aumento de ocorrência e prevalência de doenças autoimunes”, reforça a médica.

Os especialistas indicam uma exposição diária ao sol de no mínimo 10 minutos, sem proteção solar, entre o período das 10 da manhã às 3 da tarde, pois este é o momento mais adequado para obter os benefícios dos raios UV. Porém, a maioria da população, principalmente das grandes cidades, tem dificuldade de conseguir se expor ao sol diariamente durante este período. Por isso, existem maneiras de corrigir a deficiência da vitamina D, como fazer uso de suplementos vitamínicos.

O Vigora D faz parte do portfólio de suplementos de vitaminas e minerais da Prati-Donaduzzi, e pode ser utilizado nesses casos. Os suplementos são compostos importantes que auxiliam no equilíbrio e saúde do organismo. “Quando indicado por um especialista, a suplementação é feita com intuito de manter as funções adequadas para saúde, evitando-se riscos de doenças e problemas relacionados à deficiência da vitamina D”, reforça a nutricionista.
Postagem Anterior Próxima Postagem