Dia do Garçom (11/08) lembra que servir é um ato nobre

 


Ile de France tem garçons que trabalham há 35 anos no restaurante

Uma das profissões mais antigas do mundo é celebrada no próximo dia 11 de agosto, o Dia do Garçom. A profissão surgiu junto com os primeiros restaurantes, em 1765, na França.  Na época, quando os clientes precisavam de algo, chamavam os ajudantes de “garçon”, que significa rapaz ou menino na língua francesa.

No Brasil, é uma profissão considerada de alta rotatividade, no entanto alguns estabelecimentos preservam seus funcionários ao longo dos anos, seja por escolha própria, vocação ou aptidão. Exemplo disso é o Ile de France, restaurante de gastronomia francesa mais tradicional de Curitiba, que completou 70 anos em fevereiro de 2023. Por lá, Silvio Dziedicz e Newton Godinho, ou apenas Godinho para os íntimos, trabalham como garçom há 35 anos. Godinho atua no salão e Silvio, hoje, é o responsável por levar os pedidos até a casa dos clientes com um de atendimento personalizado.

Ao longo dos anos, eles passaram não somente a conhecer os clientes pelo nome, pratos e bebidas prediletas, como também conhecem gerações de famílias que frequentam o restaurante. Trabalharam com o fundador da casa, Monsieur Emile Decock e lembram com carinho os ensinamentos recebidos. Sabem como ninguém a arte de servir bem e fazem questão de instruir os novos integrantes da equipe. A jovem paraense, Stephane Piquet, de 23 anos, considera Godinho uma referência. "Ele me ensinou e ensina muito todos os dias", diz ela, que é a primeira mulher a fazer atendimento no salão desde a fundação do Ile de France.

A contratação da Stephane é apenas uma das adaptações do restaurante para os dias atuais. Hoje, o Ile de France conta com uma equipe de cinco garçons e três cumins para atender de maneira cordial e prestativa. "É preciso ter desenvoltura, elegância e muito foco para atender bem. Realmente é muito importante valorizar essa uma profissão, pois servir de forma adequada é uma arte", conta a sócia gestora do Ile de France, Marcia Oliveira.

Ile de France

ALMOÇO - sexta, sábado e domingo, 12h às 16h

JANTAR - segunda a sábado, 19h às 22h30

Av. Batel, 1550, Espace 4 - Curitiba/PR

Reservas e delivery: telefone e whats (41) 3223-9962

Instagram @iledefranceoficial

 

Postagem Anterior Próxima Postagem